Museu do Meio Ambiente e Jardim Botânico

                  O Projeto Anfitriões do Futuro levou a turma 1503 na sexta-feira (09/11) para conhecer o Museu do Meio Ambiente e  o Jardim Botânico. 


                     A turma começou a aula passeio conhecendo o Museu do Meio Ambiente, um espaço aconchegante e que estimula de forma criativa e divertida a reflexão a partir de temáticas socioambientais. Cabe ressaltar que esse espaço maravilhoso, inaugurado em julho de 2008 durante as comemorações de 200 anos do Jardim Botânico, é pioneiro na América Latina dedicado integralmente a essa temática. Após passar por uma reforma geral reabriu em 2012 com instalações modernas que favorecem um diálogo transdisciplinar sobre a sociedade atual e as escolhas que fazemos. 

Divulgamos esse espaço maravilhoso localizado na Rua Jardim Botânico, 1008 (Jardim Botânico) Cep: 22460-000) e que está aberto ao público de terça a domingo, de 9h às 17h. Mais informações: (21) 2294-6619 e (21) 3874-1229 e museumeioambiente@jbrj.gov.br


            Logo na entrada do museu, o cenário nos lembra um jogo de pega-varetas no qual devemos pegar uma vareta mas sem mexer no equilíbrio das outras, uma excelente analogia ao uso que devemos fazer dos recursos naturais: "pegar' ou utilizar apenas o que necessitamos, mas sem deixar em desiquilíbrio o todo. 


             O grupo participou de uma dinâmica muito divertida na qual com os olhos vendados deveriam perceber o que estava a sua volta, utilizando-se de outros sentidos que não fossem a visão. Cada um recebeu um material (objeto) em suas mãos e tinha de tentar descobrir o que era.



               No 2º andar do Museu vimos todos os materiais da dinâmica anterior e cada aluno tentou encontrar o que havia segurado antes.


Cada visitante conheceu os diversos materiais sustentáveis que podemos utilizar...



Então cada estudante confeccionou sua casa a partir dos materiais que escolheram anteriormente...



Montamos então uma cidade sustentável...



          Em nossa visita  agendada ao Museu do Meio ambiente, contamos com quatro monitores muito bem preparados e que vão construindo conhecimentos junto com o grupo de forma muito divertida e ainda nos acompanharam na posterior Visita guiada ao Jardim Botânico.

          Ouvimos histórias, lendas e aprendemos muito...




                 Conhecendo um pouco da história do Jardim Botânico, fica difícil imaginar como uma fábrica  se transformou num Jardim tão bonito e agradável para se passear com a família...






                   O lugar tão bonito que vemos hoje, já foi o Engenho de Cana de Açúcar  Rodrigo de Freitas, foi uma Fábrica de Pólvora que se instalou no Rio de Janeiro junto com a vinda da nobreza de Portugal, que fugindo das "guerras napoleônicas" que aconteciam na Europa,  instalou no Rio de Janeiro a sede de seu governo. D. João, príncipe regente na época, criou um Jardim de Aclimatação em 13 de junho de 1808, o objetivo era fazer com que as espécies vindas das Índias Orientais e muito valiosas na época pudessem se adaptar   ao clima da região, esse Jardim, que depois se transformou no Real Horto. Neste mesmo ano, D. João criou um Jardim de Aclimação que deu origem ao atual Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 




            Passeando pelo Jardim Botânico vemos claramente a importância que devemos dar a conservação da Biodiversidade e sua utilização de forma consciente. 





" As crianças são as raízes que sustentarão o nosso futuro, por isso é tão importante fortificá-las desde já." 


Postagens mais visitadas deste blog

II FEIRA CULTURAL 2013 DA ESPIRIDIÃO ROSAS – TEMA: SUSTENTABILIDADE

Passeio ao Corcovado - RJ

CEIA DE NATAL ESPIRIDIÃO ROSAS